A HISTÓRIA DO BICICROSS NO CEARÁ

 No final dos anos 70 muitos adolescentes inspirados nas imagens de algumas revistas de motocross que traziam fotos de alguns pilotos americanos e, posteriormente, paulistas. Essas imagens e a vontade de fazer algo diferente e radical fez muitos garotos pegarem suas bicicletas monaretas e adaptarem para tentar fazer aqueles saltos vistos nas revistas de motocross. Ainda não havia uma pista de Bicicross, a "galera" andava pelas ruas saltando calçadas, andando com apenas uma das rodas no chão e a outra empinada, criando manobras. Mas sem competições, era muito mais um espírito de aventura e radicalidade.

Em 1979 vieram as primeiras pistas de Bicicross. Algumas tinham um circuito em que os pilotos teriam de dar várias voltas, os saltos eram medianos, os equipamentos usados pelos atletas era somente capacete, joelheira e cotoveleira. Embora, as condições fossem bem diferentes das encontramos hoje nas provas de Bicicross, os saltos eram alucinantes e não havia recepção nas rampas. Já nos anos 80 com o filme "ET o extraterrestre", o Bicicross virou "febre" mundial. No Ceará surgiram as primeiras pistas construídas por grandes empresas como o Iguatemi, 1982 e 1983 e o Guaraná Brahma em 1984 e 1985, esse foi um dos peíodos áureos do esporte, com apoio da iniciativa privada houve a formação de várias equipes com patrocinadores que investiram em equipamentos e bikes para os seus atletas.

No ano de 1986 aconteceu um marco na história do Bicicross Cearense. um grupo de garotos (Amaudson Ximenes, José Alcantara, George Melo e Junventus Parente) foram a capital mineira participar da Copa Campeões dos Campeões, um evento que reunia os dois melhores pilotos, de suas respectivas categorias, de cada estado brasileiro. Era um evento nacional e o intercambio foi fundamental para a integragração do BMX cearense ao do restante do país. A primeira mudança foi na mentalidade dos garotos que voltaram cheios de idéias e inovações para as bikes e para as pistas de bicicross. A partir dessa experiência em Belo Horizonte os pilotos cearenses passaram a participar de eventos nos estados nordestinos, primeiro em Recife com os pilotos George Melo(Spirro) e o famoso Rapadura, alguns meses depois foia vez do Marcos Gonçalves(Fofão), José Nilton e Pedro Torquato(PG) irem a João Pessoa participar de um evento na famosa pista da Loucamania.

O intercambio dos atletas promovia a melhoria técnica aos atletas. Porém, a realidade das pistas cearenses foi ficando difícil. os tempos áureos do BMX no Ceará havia passado, a pista de Bicicross do Iguatemi fechou ainda em 1983, a pista do Guaraná Brahma encerrou suas atividades no início de 1985. Contudo, os garotos ainda tinham acesso a pista (que ficou abandonada pela empresa Brahma, mas os adolescentes davam um jeito de mentê-la em condições de uso). Em 1986 os garotos, que já estavam competindo em outros estados, ficaram sem pista de bicicross por quase um ano.